função dos ministerios
Atualmente, pelo nosso sistema de governo, existem 24 ministros da república. Além deles, existem mais dez secretarias que possuem caráter ministerial além do Banco Central, da AGU (Advocacia-Geral da União) e da CGU (Controladoria-Geral da União). Todos eles são nomeados pelo Presidente quando este inicia seu mandato.
A função de cada ministro é elaborar normas e aplicar os recursos públicos disponíveis para a área que ele representa, visando sempre o desenvolvimento pleno do nosso país.
Seguem abaixo as funções de todos os ministérios, secretarias e outros órgãos com caráter ministerial:
Banco Central
Trata-se de um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. Quem assume esse órgão é o responsável por ajudar a controlar e manter a taxa de juros no país, já que este é a principal autoridade monetária brasileira.
Advocacia Geral da União (AGU)
Trata-se do órgão que tem a missão de representar o Brasil em processos judiciais e extrajudiciais. Também tem a função de consultoria e assessoramento jurídico a todo o Poder Executivo (Presidente da República).
Controladoria Geral da União (CGU)
Esse órgão com caráter ministerial tem a importante função de ajudar o Presidente da República a combater a corrupção. Ajuda também na defesa de todo e qualquer patrimônio público.
Gabinete de Segurança Institucional
Tem a função de deixar o Presidente informado sobre todas as ações militares e todas as medidas de segurança tomadas para proteger o país. Esse gabinete substitui a antiga Casa Militar desde o ano de 1999.
Secretaria dos Portos
Uma importante secretaria que possui status de ministério. Esse órgão tem a função de administrar todos os portos marítimos da nação além de gerenciar as companhias das docas.
Secretaria Geral da Presidência
Realiza toda uma assessoria ao Presidente. Essa secretaria tem como objetivo organizar toda a agenda futura do Presidente, além de preparar todos os seus