TRABALHO DE EDUCAÇÃO ARTISTICA
Beatriz
N°07 - 2° Ano D
A história da Arte Contemporânea
E do Teatro Grego
Trabalho de Educação Artística pelo segundo ano do ensino médio á Escola Estadual Professor Homero Rubéns de Sá.
Prof. Maria Cecília
Guarulhos 2014 Introdução
Este trabalho faz uma pesquisa sobre a história da Arte Contemporânea, e também, a do Teatro Grego. Sem deixar de citar pessoas importantes como Marcel Duchamp e Lygia Clarck. De fato, há tanto conhecimento envolvido, de dramaturgia, comédia, da liberdade artística, e enfim, de muita arte. Para entendermos o que é a arte contemporânea, necessitamos observar mais profundamente, como, onde e o seu propósito surgiu, para assim compreendermos de fato o que uma obra contemporânea nos diz.
Desenvolvimento
A história da Arte Contemporânea no Brasil
A década marca também o ressurgimento, do Abstracionismo: Geométrico e Informal. O primeiro propõe a ruptura com a arte figurativa, baseando-se no neoplasticismo de Piet Mondrian. É adotado em São Paulo pelo Grupo Ruptura, em 1952, e no Rio de Janeiro com o Grupo Frente, em 1954.
O segundo, não se organiza em torno de grupos e teorias. Na verdade, seu pressuposto básico é a liberdade individual de cada artista para a expressão de sua subjetividade. Não há categorias a priori a condicionar a experiência artística; a única regra a ser seguida é a da não-representação. Inspira-se nas idéias e experiências do pintor Wassily Kandinsky.
O Neo-concretismo foi o movimento das artes plásticas,