Planejamento
“O planejamento é uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações; se não pensarmos detidamente sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes na sociedade.”
O planejamento é um conjunto de ações coordenadas entre si, que concorrem para a obtenção de um certo resultado desejado. Logo podemos concluir que se trata de uma atividade intencional e, por isso o planejamento não é neutro, mas ideologicamente comprometido.
OBS: Luckesi ressalta que o ato de planejar implica escolha e a escolha vai se assentar sempre em opções filosófico-políticas que estabelecerão os fins de uma determinada ação. Trata-se, portanto, de uma atividade que não é neutra.
Segundo o professor Nélio Parra, no processo de planejamento, procura-se responder às seguintes perguntas:
- O que pretendo alcançar?
- Em quanto tempo pretendo alcançar?
- Como posso alcançar isto que pretendo?
- O que fazer e como fazer?
- Quais os recursos necessários?
- O que e como analisar a situação a fim de verificar se o que pretendo foi alcançado? CONCEITOS BÁSICOS:
· Planejamento – Processo.
· Planejar – Ação.
· Plano – Resultado (documento).
OBS: Vasconcelos destaca que o planejamento enquanto processo é permanente, já o plano, enquanto produto é provisório.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA:
A educação é hoje concebida como fator de mudança, renovação e progresso. Por tais circunstâncias o planejamento se impõe, nesta área como recurso de organização. É o fundamento de toda ação educacional.
Vasconcelos ressalta que tendo em vista o caráter emancipatório do planejamento em educação, deve-se entender o conceito integral de planejamento como sendo o processo de antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto. Planejar é também agir em função daquilo que se pensou.
Luckesi destaca que a atividade de planejar é mais que o simples estruturar de meios e recursos, é um momento