Trabalho de economia: teoria dos lugares centrais e teoria da base econômica e de exportação
Introdução:
É a forma que diferentes lugares se distribuem no espaço, ou seja, temos os Locais mais Centralizados chamado Centros Urbanos e Locais menos Centralizados chamado de Centros Rurais.
A teoria da base da exportação, através das vendas inter-regionais e internacionais que são as responsáveis básicas pelo desempenho por determinada região.
Desenvolvimento:
A Teoria dos Lugares Centrais é uma teoria da comercialização dos bens e serviços onde um produto se encontra em maior quantidade numa mesma localização. Formando assim uma hierarquia, onde disponibiliza uma oferta maior. No entanto a oferta não determina a quantidade do produto a ser produzido.
Com isso a concentração da oferta de bens e serviços é determinado não apenas em função de fatores geográficas, sendo que mais importante que a distância geográfica é a distância econômica entre os centros urbanos. No caso de bens pelos custos de (frete, seguro, embalagem, armazenagem, deslocamento). Serviços pelos custos relacionados (transporte, tempo de viagem a até desconforto associado AP deslocamento de pessoas), com isso a existência de Obstáculos Naturais e de infra-estrutura adequada dos meios de comunicação (isso tudo é o que vai determinar a maior ou menos centralidade de um produto e de uma cidade.
A Teoria da Base econômica e de exportação
Teoria que mostra a diferença que tem entre uma atividade básica ( serve para exportação ) de não-básica (é voltada exclusivamente para demanda da própria região).
Um conceito para Base econômica é o coeficiente base, que mostra a relação entre as vendas de uma atividade básico e não-basico, que ao longo prazo consegue estabilizar ao longo tempo e no curto prazo consegue achar mais possibilidades.
O coeficiente-base varia de acordo com o tamanho de cada região, ou seja, quanto maior o espaço geográfico ocupado pela região, maior tende a ser a