trabalho de ecologia
Protocooperação: Na protocooperação, embora os participantes se beneficiem, eles podem viver de modo independente, sem a necessidade de se unir. No mutualismo a união é obrigatórias, e os indivíduos são interdependentes.
Amensalismo: Relação em que os indivíduos de uma população secretam substâncias que inibem ou impedem o desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies. Um caso bem conhecido é o dos antibióticos, que, produzidos por fungos, impedem a multiplicação das bactérias.
5- Energia assimilada: energia digerida é absorvida é chamada energia assimilada.
Energia respirada: é a energia que nós seres humanos respiramos.
Energia excretada: é a energia que não pode mais ser utilizada, uma energia excretada.
6-
7- As plantas verdes recebem parte da luz total (energia) porem gastam partes dessa energia com atividades logo a serem consumidas pelos herbívoros parte da sua energia já foi usada assim eles não consomem a energia total das plantas. E o mesmo acontece com os herbívoros até serem consumidos pelos carnívoros, ou seja a energia vai se perdendo ao decorrer da cadeia animal.
8- Não pois a energia não pode ser reciclada e a matéria é reciclada.
9- são processos naturais que por diversos mais reciclam vários elementos em diferentes formas químicas.
10- Carbono: O carbono presente nos seres vivos é, originalmente, proveniente da atmosfera. Por meio da fotossíntese, os seres fotossintetizantes fixam o carbono que retiram do CO2 atmosférico. Esses átomos de carbono passam a fazer parte das moléculas orgânicas fabricadas.
Nitrogênio: O nitrogênio molecular, N2, é um gás biologicamente não-utilizável pela maioria dos seres vivos. Seu ingresso no mundo vivo ocorre graças à atividade dos microrganismos fixadores, as algas azuis e algumas bactérias, que o transformam em amônia.