trabalho ecologia
ECOLOGIA
Dourados – MS
2014
Características gerais de cada bioma (localização, vegetação, clima, solo...)O bioma Pantanal é uma das as maiores planícies alagáveis do planeta com 138.183Km2 de área .
Considerado Patrimônio Ecológico pela Constituição de 1988 e reconhecido como reserva de biosfera mundial pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – UNESCO, em 9 de novembro de 2000, é formado por um complexo de ambientes naturais ou hábitats que abriga uma fauna típica de cada um dessas paisagens. Há matas ciliares, de galeria, pacotes de matas mais ou menos homogêneas como cambarazais, paratudais, carandazais, savanas florestadas como cerradões e cordilheiras, savanas arborizadas como capões de cerrado, campos inundáveis, vegetação flutuantes e diversas outras fitofisionomias descritas na literatura.
Esta diversidade encontrada é decorrente principalmente de fatores sazonais de seca e cheia. A enchente é recorrente a cada ano, inundando com águas rasas uma proporção de mais de 50% do Pantanal, contribui significativamente para formação desses ambientes. Esses processos ecológicos influenciam nos ciclos de vida pantaneira (competição por recursos alimentares, reprodutivos, uso do espaço), estabelecendo diferenças locais e regionais, quando comparadas as diferentes sub-regiões do Pantanal ou quando se compara o Pantanal com o Cerrado.
No Pantanal predomina o clima do tipo Tropical Continental, as estações de chuva e seca são bem definidas. O volume de chuvas no verão é muito maior do que no inverno. Portanto, o verão é uma estação chuvosa no Pantanal, enquanto a inverno é seco. De abril a setembro (época mais seca do ano) as temperaturas ficam amenas (calor fraco) durante o dia. Quando o Sol se poem as temperaturas caem tornando as noites frias.
De outubro a março (período mais quente e úmido do ano) as temperaturas ficam elevadas e as chuvas fortes são frequentes. O índice pluviométrico do Pantanal