Trabalho de ecologia
Bacharelado em Gestão Ambiental
FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA
Edson Ronei de Oliveira
Abril de 2013 * 1 – EXPLIQUE, FAZENDO REFERÊNCIA A UMA VARIEDADE DE ORGANISMOS ESPECÍFICOS, COMO A QUANTIDADE DE ÁGUA EM HÁBITATS DIFERENTES PODEM DELIMITAR AS CONDIÇÕES PARA ESSES ORGANISMOS, OU SEU NÍVEL DE RECURSO, OU AMBOS.
Como as reservas de água escasseiam a temperatura do corpo pode subir rapidamente. Mesmo onde a perda de água não é um problema, como entre organismos aquáticos, por exemplo, a morte é geralmente inevitável se as temperaturas forem mantidas por longo período acima de 60ºC. As exceções, termófilos, são principalmente fungos especializados e arqueobactérias. Um desses organismos, Pyrodictium occultum, pode viver a 105ºC – algo que só é possível porque, sob a pressão da profundidade oceânica, a água não entra em ebulição naquela temperatura.
2 – DISCUTA A SEGUINTE AFIRMAÇÃO: “UM LEIGO PODE DESCREVER A ANTÁRTICA COMO UM AMBIENTE EXTREMO, MAS UM ECÓLOGO JAMAIS DEVERIA PROCEDER ASSIM”
Um leigo pode considerar as condições ambientais da Antártica sendo um ambiente extremo, pois é uma consideração feita de um ponto de vista pessoal de uma pessoa então no primeiro momento ela vai pensar nela habitando a Antártica. Já um ecólogo não pensa assim, pelo menos não deveria pensar. Um ecólogo deve pensar em todo o ecossistema, a Antártica pode ser um ambiente extremo para os humanos, mas para alguns animais como, por exemplo, para os pinguins a Antártica é um ambiente adequado. Sendo que dentro do devido assunto pode existir uma infinidade de pontos de vista.
3 – OS ORGANISMOS ECTOTÉRMICOS E ENDOTÉRMICOS DIFEREM EM QUE ASPECTOS E EM QUE ASPECTOS ELES SÃO SEMELHANTES?
Os organismos ectotérmicos contam com fontes externas de calor para determinar o ritmo do seu metabolismo . Os organismos endotérmicos regulam sua temperatura corporal