Trabalho De Ecologia
Introdução
O bioma Cerrado é o segundo maior bioma em área, superado apenas pela Floresta Amazônica. Caracteriza-se pela presença de invernos secos e verões chuvosos. Este bioma está localizado basicamente no Planalto Central do Brasil, ocupa mais de 2 milhões de km², representando aproximadamente, 23% do território nacional.
A descrição de uma vegetação levando-se em consideração, ou não, os fatores ambientais que possam estar determinando os padrões de distribuição das espécies em questão, tem tido um papel importante na ecologia de plantas. As plantas são organismos sésseis que dependem da dispersão de seus propágulos (sementes, frutos, ou partes de uma planta) para colonizar novas áreas. Da mesma forma, as condições locais onde suas sementes caem no solo, são importantes para o desenvolvimento de novas plântulas.
São reconhecidos três tipos básicos de distribuição de organismos: ao acaso, regular e agregado.
A questão de escala em ecologia é muito importante (Levin 1992). É necessário distinguir a escala do padrão espacial e as diferenças em intensidade, pois assim podemos fazer um planejamento e desenhos de conservação da área.
Para entender a estrutura da população é importante lembrar que as populações vegetais possuem diversos tipos estruturas: estrutural espacial, que descreve a variação na densidade de uma população; estrutura da idade, que descreve número relativo de jovens e adultos; estrutura de tamanho, que descreve o número relativo e indivíduos grandes e pequenos (Silverstown e Doust,1993).
Objetivo
Sendo assim para determinar o tipo de distribuição espacial de cinco espécies nativas em área de cerrado sensu stricto, é importante baseia-se uma análise do número de indivíduos presentes em parcelas de tamanho fixo ou em distâncias entre indivíduos em uma comunidade.
Materiais e Métodos
Para o presente trabalho foi utilizado a leitura