Trabalho de Direito
Nesta atividade vamos analisar o Presidencialismo x Parlamentarismo, não é muito difícil falar destes dois poderes, a diferença entre eles está no papel do órgão legislativo, no qual o parlamentarismo não se limita a fazer leis, é responsável por tomar decisões políticas fundamentais, no presidencialismo, por sua vez, produz um gabinete personificado no presidente com prazo definido, nesse regime, há três poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, exercidos, respectivamente, pelo presidente da República, pelo Parlamento (no caso do Brasil, o Congresso Nacional) e pelo Supremo Tribunal ou Corte Suprema. Toda a concepção do presidencialismo baseia-se na harmonia desses três poderes, sendo que nenhum pode impor-se ao outro ou tentar superar os demais, e para manter esse equilíbrio, há um sistema de freios e contrapesos pelo qual um poder controla o outro e cada um depende dos outros dois.
1.0 Presidencialismo
1.1 Origens:
Tem origem nos EUA, sendo fruto do trabalho e da elaboração jurídica dos constituintes da Filadélfia, que lavraram o texto da constituição de 1787. Onde eles apresentavam completa repulsa, pelo a absolutismo e a monarquia. 1.2 Vantagens:
1.3 Desvantagens:
1.4 Capacidades de superação de crises: No caso do presidencialismo, o presidente cumpre seu mandato até o fim, mesmo havendo crises políticas.
1.5 Substituições do representante: Nas eleições presidenciais americanas, o eleitor participa de todas as etapas do processo: escolhe o candidato de cada partido nas eleições primárias, elege o colégio eleitoral de cada estado e vota nos candidatos vencedores nas primárias no dia das eleições nacionais gerais. O colégio eleitoral, que escolhe o presidente, se compõe de delegados dos cinqüenta estados da nação. Cada estado elege um número de delegados equivalente à representação que tem nas duas casas do Congresso. Parlamentares eleitos não podem ser delegados. A eleição é