trabalho de didatica e metodologia do ensino de matematica
É a metodologia de ensino que cada educador usa para ensinar. Cada professor tem uma didática diferente, vendo sempre qual é o melhor jeito de ensinar e obter bons resultados entre os alunos.
• 1º parágrafo: Abordagem Comportamentalista.
Não estou muito familiarizada com a área da Educação, sendo assim o meu conceito de
Didática é muito vago, mesmo assim, acabei por encontrar semelhanças entre a minha visão inicial com a Abordagem Comportamentalista, mas não em sentido geral, porque aos meus olhos, Didática estava ligada exclusivamente ao professor. Analisando este contexto, vejo que nesta abordagem é o Educador que seleciona, organiza e aplica um conjunto de meios que garantem a eficiência e a eficácia do ensino. E como foi citada, esta abordagem também se caracteriza pela ênfase no objeto, no conhecimento, utilizando, porém, de uma engenharia comportamental e social sofisticada para moldar os comportamentos sócias; Nesta passagem encontro outra semelhança, esta “engenharia” no caso, é a Didática que cada educador tem para alcançar o objeto, no caso o aluno.
• 2º parágrafo: Didática da Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos.
Apesar da distancia no tempo, a trajetória da matemática não evoluiu tanto, sempre fui apaixonada por cálculos, o que facilitava muito o meu rendimento, mas, as Didáticas usadas não eram tão modernas na época do meu Ensino Básico, Fundamental e Médio. Era uma pedagogia tradicionalista. Matéria na Lousa, exercícios e memorização. Mas, na época do meu ensino superior tive outra abordagem de matemática, me encantei mais ainda. Influenciado pela Didática da Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos, o meu professor de matemática financeira mostrava a origem de tudo, como se chegava numa fórmula por exemplo. E isso foi muito gratificante.
E é baseado nessa minha experiência proveitosa na área de matemática que, acredito que com uma Didática inovadora, sem repressão, rotulagem ou fixação de