trabalho de desenvolvimento
2013
direitos humanos
Prof.ª laura Oliveira
as liberdades públicas: a declaração de 1789
Campo Grande/MS
2013
Analise e debata a respeito dos textos, que tratam dos Institutos de Democracia no Brasil, a fim de percebermos como se daria a consulta popular que nosso Governo faria caso fôssemos votar pelo novo regime de governo, quer seja, o parlamentarismo.
A democracia é o oposto dos regimes absolutistas. É a esperança que acende a ideia de um mundo melhor e mais justo. Quando nos deparamos com o termo “democracia” a maioria das pessoas fazer alusão ao governo que se “ guia por meio do vontade do povo”, sendo este direitos que a população possuiria de interferir em escolhas e decisões que lhes afetariam diretamente suas vidas.
Porem como fica claro, o espaço politico que é gerado pela democracia, e esta é dividida em modelos de democracia direta e indireta. Democracia direta pode ser definida como aquela onde os cidadãos discutem e votam diretamente nas principais questões de seu interesse. Existentes nas civilizações antigas, se reunião em assembleias, onde eram discutidas leias e principais decisões a serem tomadas, mas de acordo com a grande demanda da população este método foi ficando extinto e foi assim dando espaço para a “democracia indireta”.
A democracia indireta estabelece que o povo escolha por meio de votos, de uma forma pessoal, um candidato “um representante politico” que mais correspondam aos seus interesses.
A respeito das analises do texto, o Brasil adepto a democracia semidireta, que mistura ambas democracias, o povo escolhe seus representantes , e que também admite formas de participação direta do cidadão nos desígnios do pais. Sendo estas classificadas como plebiscito e ação popular.
Podemos verificar que existe a desvantagem do plebiscito, visto que dependem de uma convocação mediante ao decreto legislativo, por proposta de um