trabalho de desenvolvimento
Observação Naturalista
O trabalho de observação é uma das formas de investigar as relações entre variáveis. Isto é, o que varia de pessoa para pessoa. A observação pode ser naturalista ou laboratorial. Na observação laboratorial, os pesquisadores observam e registram o comportamento em uma situação controlada, como, por exemplo, um laboratório. Ao observar todos os participantes sob as mesmas condições, os pesquisadores podem identificar com mais clareza as diferenças de comportamento não atribuíveis ao ambiente. (colocar fonte) Já na observação naturalista, que é a que interessa para este trabalho, as pessoas são observadas em seus ambientes naturais. Seja na escola, no trabalho, em casa, o importante é que seja registrado apenas o que se vê e não haja a tentativa de alterar o comportamento ou o ambiente. Existem algumas limitações porém à esta técnica:
Ela não explica por que as pessoas se comportam desta ou daquela maneira.
A presença do observador pode alterar o comportamento de quem está sendo observado.
Risco de parcialidade do observador: quem observa pode tender a enfatizar alguns aspectos e minimizar outros, para suprir suas própris expectativas.
Para ter certeza que um comportamento reflete de fato o desenvolvimento, o trabalho de observação tem que ser repetido em vários ambientes, senão corre o risco dos resultados serem generalizados. Considerando tais limitações, muitos trabalhos de observação são feitos com observadores “cegos”, que ignoram o objetivo da pesquisa. . Na maioria dos casos, por motivos de precisão, os pesquisadores utilizam dois ou mais observadores para que as observações de cada um possam ser comparadas com as do(s) outro(s). (BOYD, Denise; BEE, Helen. A Criança em Crescimento. ArtMed, 2011. VitalBook file.)