cinetica quimica
Equilíbrio Químico
Objetivo:
1. Caracterizar o estado de equilíbrio de sistemas químicos.
2. Reconhecer fatores que influem no equilíbrio químico (Le Chatelier).
3. Determinar uma constante de equilíbrio
4. Objetivo é permiti ao aluno uma visão mais ampla sobre equilíbrio químico.
Introdução:
Equilíbrio químico é uma reação reversível na qual a velocidade da reação direta é igual à da reação inversa e, conseqüentemente, as concentrações de todas as substâncias participantes permanecem constantes.
Uma das razões pelas quais as propriedades dos sistemas em equilíbrio são muito importantes é que todas as reações químicas tendem a alcançar um equilíbrio. De fato, se permitirmos que isso ocorra, todas as reações atingem o estado de equilíbrio, embora em alguns casos isto ocorra, todas as reações atingem o estado de equilíbrio, embora em alguns casos isto nem sempre seja evidente. Ás vezes diz que a reação “foi completa”. Mas, rigorosamente falando, não existem reações que consumam todos os reagentes. Todos os sistemas que reagem alcançam um estado de equilíbrio, no qual permanecem pequenas quantidades de reagentes que estão sendo consumidas até que seja quase impossível de se medir. Por exemplo, na explosão de uma mistura 2:1 mol de gases H2 e O2, a reação:
2H2(g) + O2(g) 2H2O(g)
Certamente parece ter reagido totalmente, porque não são detectadas quantidades remanescentes de hidrogênios e oxigênios. Na realidade, na reação se processa rapidamente para um estado de equilíbrio.
2H2(g) 2H2O(g)
No qual permanecem ínfimas quantidades de H2 e O2. Assim, cada vez que você ouvir a expressão “a reação foi completa”, lembre-se de que o equilíbrio foi estabilizado.
Todo equilíbrio é dinâmico. A existência de um equilíbrio químico dinâmico significa que a reação química nem sempre caminha para um final; ao invés disto, alguns reagentes e produtos coexistem no sistema. Este equilíbrio dinâmico é um estado em que parece que nada está