LEitura e produçao
SERVIÇO SOCIAL
CLEIDIANE BARRETO DOS SANTOS
DEVALDO JUNIOR ALVES SILVA RA
GLENDA SANTOS ALMEIDA RA
JULIO CESAR SOUZA SANTOS
SIRLANDIA DE OLIVEIRA RA:
WANDERSON MOTA DE JESUS
LEITURA E PRODUÇAÕ DE TEXTO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Leitura e Produção de Texto”, sob orientação da tutora a distância Aline de Jesus Sena.
PORTO SEGURO – BA
2013
INTRODUÇÃO
Os Gêneros Textuais se tornou hoje um foco de idéias no ambiente da educação, por isso para conhecê-los é muito importante entender qual sua trajetória na inclusão da língua portuguesa. Afinal, o contato com os textos da vida cotidiana, como piadas, blogs, textos de jornais, revistas, enfim, dos mais variados tipos, estimula a capacidade de ler e construir texto.
1.1 CONCEPÇÃO DE LEITURA
Entendemos que a leitura é como tivéssemos que captar as ideias, o foco e as intenções do autor. Ela é uma atividade que exige de nós um reconhecimento das estruturas que o autor nos trás e que suas intenções sejam entendidas, ou seja, quando um leitor começa ler um texto surge milhares de elementos textuais de seu conhecimento, que o leva a antecipar as informações. Desta forma fica mais fácil a compreensão do texto e suas idéias.
Adam e Starr (apud COLOMER, 2002, p.31) afirmam que o texto proporciona apenas uma das fontes críticas de informação. É preciso que o restante provenha dos conhecimentos prévios do leitor.
1.2 ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Existem várias maneiras para facilitar uma leitura e também para que fiquem mais objetivas, pois existem muitas pessoas que acham difícil, outras muito cansativas, isso porque ainda não encontraram um procedimento que torne a leitura mais prática e prazerosa. Seguem agora alguns exemplos:
Podemos utilizar a técnica de