Trabalho de custos
É necessário criar em todas as empresas, tanto nas industriais, comerciais e prestadoras de serviço, um sistema contábil que permita o acompanhamento da gestão da empresa. Esse sistema deve permitir que o administrador perceba se esta gerando lucros ou prejuízos, para tomar suas decisões. Esse acompanhamento pode ser feito por meio de técnicas contábeis de gerenciamento, que permitem vislumbrar informações úteis na avaliação, controle e tomada de decisão nos processos do dia a dia da organização. No decorrer do trabalho mostrar-se-á quais as maneiras para saber os custos dos produtos sejam eles produtos semelhantes ou totalmente diferentes, colocar-se-á os métodos utilizados para cada tipo de produto.
2 MÉTODO DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO DOS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO
Este método é muito eficiente em empresas que atuam principalmente na área de produção, pois serve principalmente para alocar todos os custos da fabricação ao produto, e desta forma consegue determinar verdadeiramente qual é o seu custo. Por esse método os custos indiretos de fabricação, os indefinidos por produtos são apropriados ao produto por meio de rateios. Enquanto a empresa produzir uma única linha de produtos a apropriação dos custos indiretos requer apenas o custo médio por unidade.
Este rateio pode ser feito tanto do total de matéria-prima, horas maquina trabalhada por produto, por medidas como peso ou até mesmo m2 de material gasto para fabricar uma unidade de certo produto.
Ao discorrer sobre Método do Custeio por absorção, Leone (2000, p.242) dispõe o seguinte:
O custeio por absorção é aquele que faz debitar ao custo dos produtos todos os custos da área de fabricação, sejam esses custos definidos como custos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, de estrutura ou operacionais. O próprio nome do critério é revelador dessa particularidade, ou seja, o