Trabalho de custos
DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA
Professor(a): Marco Andre Cadona
Trabalho final a partir dos textos apresentados em aula
OUTUBRO DE 2011
A difícil arte de educar e viver numa sociedade repleta de obstáculos.
Com base nos trabalhos apresentados no decorrer do bimestre e pelas breves “discussões” sobre discordâncias no aspecto sociedade x educação conclui-se que de fato é cada vez mais difícil educar nossas crianças, seja na escola ou em casa bem como viver numa sociedade onde quase tudo é uma disputa por conhecimento.
Para nossas crianças o excesso de informação transforma um momento doméstico dedicado aos estudos e a aproximação dos pais com a realidade escolar dos filhos em horas de angústia e brigas. De um lado as crianças argumentam que tanta repetição de exercícios não serve para nada. De outro, pais preocupados com o desempenho de seus filhos batem o pé e cobram disciplina. Contudo os mesmo afirmam ainda que tanta lição de casa não ajuda a aprender mais. Ao contrário. O excesso prejudica o desempenho principalmente dos mais novos.
Lamentavelmente esta é uma cultura competitiva que está se instalando em nossas escolas, em alguns casos, sedentas por uma vaga em uma boa universidade.
Como vimos em vários capítulos de nossos textos, não basta ter cursado o ensino médio em uma boa escola ou ter obtido boas notas, o importante é o excesso de informação que o individuo adquiriu no decorrer deste período para torná-lo apto para o mundo das concorrências, do avanço, da privatização, da terceirização e da massificação.
No texto Desafios da universidade na sociedade do conhecimento Harvey deixa claro que falar do presente como uma “era de incerteza” indica mais que uma incompreensão filosófico-científica da realidade natural e cultural, uma aceitação da destruição econômica e social de todas as referências espaciais e temporais, cujo sentido se encontrava não só na percepção cotidiana, como também no trabalho da geografia,