Trabalho de cultura
História da Cultura Brasileira
Alunas: Isla Almeida, Nairla Vasconcelos, Priscylla Cavalcante, Rebeca Dornelas, Rayanne Moura e Andrea Alves
Curso: Serviço Social Turno: Manhã
1. O que é cultura?
Cultura (do latim colere, que significa cultivar), esse é o significado da etmologia da palavra, porém o conceito que podemos extrair da palavra cultura é muito mais abrangente. Podemos ter a princípio uma noção do que é cultura e não uma definição, afinal quando definimos limitamos, o que é algo perigoso no campo das ciências humanas. Sendo assim, cultura pode ser dita como o resultado de toda a produção humana, como crenças, costumes, leis, conhecimento etc, que são geradas a partir das relações sociais. Vale salientar que através dessa noção podemos perceber que só o homem possui de fato cultura.
2. O que é cultura material e não material?
A cultura material pode ser entendida como o conjunto de artefatos criados pelo homem ao utilizar a matéria prima juntamente com a tecnologia, produzindo aquilo que podemos chamar de bens culturais como os bens móveis: núcleos urbanos, sítios arqueológicos, paisagísticos etc. e bens imóveis, a saber: Coleções arqueológicas, acervos dos museus, documentais, bibliográficos dente outros.
A cultura não material é o conhecimento de forma mais abstrata. É o tipo de conhecimento que não está registrado em livros ou em formato sistemático, mas é transmitido na prática, na forma oral ou por gestos além de ser passada de geração em geração. Um exemplo da cultura não material é a dança, as artes de modo geral, as festas típicas de cada localidade dentre outras manifestações pertencentes à sociedade.
3. O que é cultura erudita, popular e de massa?
Cultura Erudita: A cultura erudita está ligada a elite e ao capital, até porque é ele que viabiliza o desenvolvimento dessa cultura. O conhecimento dessa forma de cultura é proveniente do pensamento científico, ou seja,