cultura e trabalho
Trabalho é um factor económico. Trabalho não é só cumprir um horário e executar determinadas funções. Trabalho é também uma parte importante da nossa vida que envolve várias matérias. Retribuição, direito, saúde e vida são algumas das áreas ligadas ao Trabalho. Cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural. Dentro do contexto da Filosofia, a cultura é um conjunto de respostas para melhor satisafazer as necessidades e os desejos humanos.A cultura é informação, isto é, um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que se aprende e transmite aos conteporâneos e aos vindouros.A cultura é o resultado dos modos como os diversos grupos humanos foram resolvendo os seus problemas ao longo da história.A cultura é criação.O homem não só recebe a cultura dos seus antepassados como também cria elementos que a renovam.A cultura é um factor de humanização. O homem só se torna homem porque vive no seio de um grupo cultural. A cultura é um sistema de símbolos compartilhadoscom que se interpreta a realidade e que conferem sentido à vida dos seres humanos.
Não vivemos em uma sociedade homogênea, toda produção cultural está sujeita a avalização que dependem da posição social do grupo a que ela pertence. Para exemplificar vamos estabelecer algumas distinções, considerando as seguintes divisões:
- A Cultura Erudita é a produção acadêmica centrada no sistema educacional, sobretudo na universidade, produzida por uma minoria de intelectuais.
- A Cultura Popular é identificada com folclore, conjunto das lendas, contos e concepções transmitidas oralmente pela tradição. É produzida pelo homem do campo, das cidade do interior ou pela população suburbana das grandes cidades.
- A Cultura de Massa é aquela resultante dos meios de comunicação de massa. Produzida “de cima para baixo”, impondo padrões e homogeneíza o gosto.
É preciso entender essas manifestações culturais como sendo expressões diferentes de uma