trabalho de controladoria
A Controladoria surgiu no início do século XX nas grandes corporações norte-americanas, vindo com objetivo de elaborar novos processos e planejamento estratégico, garantindo que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo. No Brasil, essa função do Controller se expandiu com a instalação de empresas multinacionais norte-americanas no país.
Controller (definição)
A expressão Controller não existe em nosso vocabulário. Foi recentemente incorporada à linguagem comercial e administrativa das nossas empresas através da prática dos países industrializados, como os Estados Unidos e a Inglaterra. Nesses países, “Controller” ou Comptroller designava inicialmente o executivo incumbido de controlar e verificar as contas. Com a evolução industrial e comercial, essa definição tornou-se inadequada, visto não abranger a amplitude das funções do controller. No Brasil, principalmente, o desenvolvimento econômico tem provocado o aparecimento de classes profissionais antes desconhecidas.
Segundo Beuren (2002) controller é o profissional responsável por desempenhar as funções da controladoria, é a ele quem os gestores dirigem para a obtenção de orientações quanto à direção e ao controle das atividades empresariais na medida em que é responsável pelo sistema de informações da empresa. No entanto, não é atribuição do controller dirigir a organização, pois esta tarefa é dos gestores, mas é de sua competência mantê-los informados sobre os eventos passados, o desempenho atual e os possíveis rumos da empresa para o futuro.
Zoni e Merchant (2007), ao corroborarem com o exposto, afirmam que a maioria dos controllers está envolvida com o processo de tomada de decisão sobre a gestão das organizações. Ainda, segundo os autores, o envolvimento do controller na gestão da empresa está associado positivamente com o tamanho da organização, a interdependência operacional e a formalização do planejamento estratégico e orçamentário. Já, Rouwelaar e Bots