Trabalho De Contratos Empresariais
Nº 61 - Turma: 3106B02 – Período: Manhã
Avaliação Unificada
Contratos Empresariais
Fichamento do Capítulo “Como as empresas se ajustam” do livro “O mundo é plano: uma breve história do século XXI”
O intróito do capítulo insere o leitor no ambiente de mudanças a que estão sujeitos os empresários e inovadores de todos os tipos de negócios, sendo comum a realização de tarefas totalmente diferentes, em um curto espaço de tempo, para adequação da empresa ao mercado visando sempre o crescimento econômico.
Com a frase “Todos querem crescimento econômico, mas ninguém deseja mudanças.”, o autor deixa claro o objetivo do capítulo, que é fornecer, de forma didática, procedimentos estratégicos subjetivos para os empresários compatibilizarem seus negócios ao mercado que se encontra em constante mudança.
A primeira regra é, literalmente: “Quando o mundo se achata – e você se sente achatado – procure uma pá e cave dentro de si mesmo. Não tente construir muralhas”, que consiste basicamente na idéia de inovação diante dos problemas enfrentados na atividade empresarial, como por exemplo a rápida desvalorização dos produtos recém-criados.
A regra nº 2, ipsis litteris: “Os pequenos se comportarão como grandes (...) Uma maneira para que as firmas pequenas sobrevivam no mundo plano á aprender a comportar-se como se fossem realmente grandes. E a chave para agir como grandes sendo pequeno é a rapidez em aproveitar todos os novos instrumentos de colaboração a fim de chegar mais longe, mais depressa, mais ampla e mais profundamente.”, sendo tal princípio praticamente definido em si mesmo, podendo ser acrescido a informação de que se trata de algo bem mais difícil na prática.
A redação da terceira premissa consiste: “E os grandes se comportarão como pequenos (...) Uma maneira pela qual as grandes empresas aprenderam a prosperar no mundo plano foi se habituando a agir como se fosse pequenas e permitindo a seus clientes agir como grandes”.