TRABALHO DE CIENCIAS OLFATO
Integrantes do grupo:
Bruna Santos Campagnholo
Júlia Fregonese Hergert
Larissa Cristina de Holanda Santos
Laís Cruz do Vale Costa
Leticia Luvizotti
Luiza Stockler Xavier Avanzini Suzan
Renata de Morais Sales
PRINCIPAIS PONTOS
Comparados a outros mamíferos, os seres humanos possuem o olfato pouco desenvolvido...
O olfato é um dos cinco sentidos.
O órgão principal responsável pelo olfato, nos humanos, é o nariz. FUNCIONAMENTO DO OLFATO
A mucosa amarela (ou células olfatórias) que ficam no alto da cavidade nasal captam as moléculas aromáticas dissolvidas no ar. O funcionamento é assim: ao inspirarmos, o ar entra pelo nariz e alcança as células olfatórias, que, são estimuladas pelas moléculas aromáticas, enviam impulsos nervosos ao cérebro, onde são produzidas as sensações olfatórias. A sensibilidade das células olfativas é grande, de modo que poucas partículas são capazes de estimulá-las e produzir a sensação de odor.
Quanto maior o estimulo, maior a intensidade da sensação de odor.
Na parte inferior da cavidade nasal é encontrada a mucosa vermelha, que é uma a região que contém muitos vasos sanguíneos e onde está as glândulas secretoras de muco, substância que mantém a umidade da região. São essas glândulas que, quando estamos resfriados, aumentam a secreção de muco, obstruindo o nariz.
CURIOSIDADES SOBRE O OLFATO
O primeiro sentido a se desenvolver no recém-nascido é o olfato. Os demais sentidos só se irão se desenvolver depois de alguns dias. O bebê é capaz de reconhecer a mãe pelo cheiro, A área do nariz responsável por identificar os odores é chamada de epitélio olfativo.
O ser humano possui 25 milhões de células olfativas.
As células olfativas humanas ocupam apenas 10 centímetros quadrados do nariz. No cachorro, elas ocupam 25 centímetros e no tubarão, 60 centímetros.
O nariz humano tem capacidade para sentir até 10 mil cheiros diferentes.