olfato
E.E. Profª Elisabeth Silva De Araujo
E.E.Profª Elisabeth Silva de Araujo
Nome: Cauane Keity Barbieri Nº 10
Nome: Gabriela M. Santos de Jesus Nº 20
Tema do Trabalho: Olfato
Matéria: Ciencias
Profº César
Indice
Introdução.................................... 03
Desenvolvimento.......................... 4 á 7
Anexos ......................................... 8 á 10
Bibliografia.......................................11
Introdução
O olfato é dos cinco sentidos. Por meio do olfato o homem assim como os demais animais percebe diferentes odores. Em comparação com o olfato de outros mamíferos, o olfato do ser humano é pouco desenvolvido.
Sem o olfato, tanto o homem quanto alguns animais, dificilmente perceberiam os alimentos estragados. Também não sentiriam o cheiro de fumaça em sinal de alerta em caso de incêndio.
Olfato
O olfato apresenta grande diversidade anatômica e fisiológica no reino animal . No ser humano, por exemplo, tem a mesma importância que tem em muitas outras espécies já que sua função é complementada por outros sentidos. Nos cães o olfato é muito desenvolvido, enquanto em outros animais, como a maioria das aves é atrofiado. O olfato regula a recepção das substancias voláteis e intervém, em maior ou menor medida, segundo as espécies, na busca de alimentos, reconhecimento do território e na procura de companheiros para o acasalamento.
Muitos animais inferiores detectam as substâncias químicas presentes no ar por meio de quimiorreceptores situados em diferentes partes do corpo. Nos vermes, por exemplo, não há distinção entre os receptores gustativos e olfativos, o que já não ocorre com os insetos. Os receptores olfativos desses animais