Olfato
O principal órgão do sistema olfativo é o nariz . As células olfatóriasa ( ou musuosa amarela ) localizada no topo da cavidade nasal captam as moléculas aromáticas dissolvidas no ar . Funciona da seguinte forma : ao inspiramos , o ar entra pelo nariz e alcança as células olfatórias , que , estimuladas pelas moléculas aromáticas , enviam impulsos nervosos ao cérebro , onde são produzidas as sensações olfatórias . A sensibilidade das células olfativas é grande , de modo poucas partículas são capazes de estimu-lás e produzir a sensação de odro .
Quanto maior o estimulo , maior a intensidade da sensação de odor .
Na parte inferior da cavidade nasal encontra-se a mucosa vermelha, região que contém muitos vasos sanguíneos e onde está as glândulas secretoras de muco, substância que mantém a umidade da região. São essas glândulas que, quando estamos resfriados, aumentam a secreção de muco, obstruindo o nariz.
O sistema olfativo é capaz de detectar um odor de cada vez , sendo que um odor pode ter a combinação de vários odores diferentes . Em situações nas quais existem vários odores no ar, o odor mais intenso será o dominante, ou no caso de odores da mesma intensidade, a sensação oscilara entre os odores sentidos.
Outra curiosidade sobre o olfato é sua capacidade adaptativa. Ao sermos expostos a um forte odor, a sensação olfativa que a princípio é intensa, após alguns minutos, torna-se imperceptível.