Codigo de ética enfermagem
O código de ética dos profissionais de enfermagem está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem RISCO E DANOS acessível a toda população.
Princípios fundamentais:
A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.
O profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões.
Direitos:
Art. 10 Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade.
Responsabilidades e deveres:
Art. 12 Assegurar à pessoa, família e coletividade assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.
Art. 13 Avaliar criteriosamente sua competência técnica, científica, ética e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para outrem.
Art. 32 Executar prescrições de qualquer natureza, que comprometam a segurança da pessoa.
O filme mostra o procedimento de eletroconvulsoterapia ser realizado sem os cuidados necessários para garantir a segurança do paciente, também não são realizados cuidados de enfermagem como verificação dos sinais vitais, higienização, orientações sobre jejum, e orientações para a família e o paciente sobre a terapia, entre outros...
Art. 17 Prestar adequadas informações à pessoa, família e coletividade a respeito dos direitos, riscos, benefícios e intercorrências acerca da assistência de enfermagem.
Art. 18 Respeitar, reconhecer e realizar ações que garantam o direito da pessoa ou de seu representante legal, de tomar decisões sobre sua saúde, tratamento, conforto e bem estar.
Art. 20 Colaborar com a equipe de