Trabalho de cadeia de suprimentos
Curso de Administração de Empresas
AVALIAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS de componentes reparÁveis EM UMA EMPRESA DA AVIAÇÃO COMERCIAL
1. INTRODUÇÃO
Com a evolução dos mercados e o aumento da concorrência, é visualizada hoje a importância em firmar parcerias para estar apto a operar e se estabelecer nos mais distintos ramos de atuação. Sendo esta uma verdade, as empresas passaram a sentir a necessidade de um melhor desenvolvimento dos canais e dos fluxos que as interligam com as demais, imersas neste mesmo universo.
O SCM (Supply Chain Management) surge como um conjunto de técnicas para aperfeiçoar tais meios de relacionamento, e atualmente tem despertado o interesse de investidores e pesquisadores por ser um método de redução de custos e prazos. O que hoje está diretamente ligado à competitividade da empresa e a satisfação do cliente.
No ramo da Aviação Comercial no Brasil, devido o alto custo dos materiais, cuja grande maioria é importado e fabricado fora do Brasil sofrendo assim a influência da variação cambial, busca-se sempre trabalhar com o menor nível de estoque possível, que não comprometa a capacidade de utilização de todas as aeronaves da frota.
Para a execução destas ações voltadas a otimização dos recursos encontramos diversas variáveis envoltas, como prazos, relacionamentos com fornecedores, custos e vigências legais sobre importação e exportação.
Para melhor visualização da cadeia de suprimentos aeronáuticos e dos processos nela envoltos acompanharemos apenas um componente que possui como características relevantes o preço mediano e a capacidade de reparo nacionalmente e internacionalmente.
1.1 Malha Logística
De maneira a explanar com maior simplicidade e eficiência retrataremos abaixo (Figura 1) através de um fluxograma a malha logistica da companhia abordada apresentando posteriormente observações relevantes sobre a