Trabalho de gestão da cadeia de suprimentos
Nome: Eveline Ribeiro da Silva Turma: A
Case- GRENDENE
Apresentação
Defensora de uma tecnologia única que a distingue em seu processo produtivo, somada a dedicação de mais de 18 mil pessoas, a Grendene diferencia-se em seu produto final tendo a produção baseada em três pilares: o molde, a injetora e a formulação do material. Com atividades desenvolvidas em 3 estados brasileiros, possui 13 fábricas das quais 2 são inteiramente dedicadas à fabricação de injetados.
O Desafio
As dificuldades enfrentadas pela Grendene para realizar o planejamento de sua produção estavam diretamente relacionadas ao grande número devariáveis a serem consideradas na programação de seus equipamentos. Tendo em vista a sazonalidade característica de empresas do setor calçadista e a crescente diversidade de produtos oferecidos a clientes cada vez mais exigentes, configura-se a necessidade de um modelo de produção que equalize as variáveis relacionadas à gestão da produção.
O desafio de otimizar o processo de injeção passa pela necessidade de atender a uma demanda que não segue um comportamento previsível. Além de instável, essa demanda é formada pela combinação de uma carteira de centenas de milhares de pedidos, atendidos por uma capacidade produtiva complexa de ser mensurada. Influenciada pela disponibilidade de mão-de-obra intensiva e especialista, e à utilização de máquinas que processam múltiplas operações simultâneas, o tratamento dessa complexidade é fator determinante no resultado financeiro da organização.
A projeção da quantidade de matrizes de injeção é realizada com base em estimativas de distribuição da demanda ao longo das numerações, ainda na fase de desenvolvimento de produto. Considerando os custos associados à confecção das mesmas, geralmente as variações na demanda prevista não justificam a fabricação de matrizes adicionais. Nesse sentido, faz-se necessário