trabalho de bioquimica
Os ácidos nucléicos são macromoléculas localizadas principalmente no núcleo das células formandos os vinte e dois pares de cromossomos, com a função principal de armazenar em forma de uma central matriz, as informações genética de um ser vivo. Os ácidos nucléicos foram assim denominados em 1865 pelo bioquímico suíço Friedrich Miescher após verificar no núcleo de glóbulos brancos do pus e de espermatozóides, a presença de uma substância ácida. Acreditando que esses ácidos fossem exclusivos dos núcleos das células, denominou-os ácidos nucléicos. Em 1953, James Watson e Francis Crick propuseram um modelo para a molécula de DNA, sendo ela constituída por dois filamentos (cadeia de nucleotídeos) enrolados, um em redor do outro, na forma de uma hélice dupla, ligadas uma a outra por ponte de hidrogênio, o que lhes rendeu o Premio Nobel de fisiologia e Medicina de 1962. Os ácidos nucléicos são as maiores moléculas encontradas no mundo vivo e responsável pelo controle dos processos vitais em todos os seres vivos. São essas moléculas que regem a atividade da matéria tanto no espaço, coordenando e dirigindo a química celular por meio da síntese de proteínas, como no tempo, transmitindo os caracteres biológicos de uma geração à outra, nos processos reprodutivos.
O conhecimento que temos hoje sobre DNA, nos permite identificar alterações genéticas responsáveis por diversas doenças, analisar grau de parentesco entre as espécie, transferir genes de uma espécie para outra criando os transgênicos, identificar criminosos ou inocentar suspeitos, determinar paternidade, entre outros.
2 - ÁCIDOS NUCLÉICOS
Os ácidos nucléicos são moléculas gigantes, constituídas por unidades menores ou monômeros denominados nucleotídeos, e são classificados em ácido desoxirribonucléico (DNA) e ácidos ribonucléico (RNA). O monômero nucleotídeo ou a menor unidade funcional dos ácidos nucléicos, por sua vez, éconstituído por um grupo