Trabalho de atletismo
É a qualidade física que permite a um atleta sustentar por um período longo de tempo uma atividade física relativamente equilíbrio fisiológico denominado
As variáveis fisiológicas que atuam diretamente no treinamento da resistência aeróbica são: (a) O desenvolvimento da capacidade funcional do coração; (b) A melhoria do transporte de oxigênio pelo aparelho circulatório e uma consequente situação de boas condições para as trocas gasosas; O aumento da capacidade das fibras musculares para oxidar os açúcares e as gorduras.
Para o estudo da resistência aeróbica, apresentam-se algumas indicações e considerações, produtos de um grande número de investigações:
1. O grau de resistência aeróbica de um atleta será sempre função da capacidade do mesmo em absolver o mais rápido possível o oxigênio ao nível dos pulmões, e transportá-lo na maior quantidade possível por unidade de tempo, até chegar aos grupos musculares envolvidos na atividade física em execução, assegurando as trocas gasosas a nível celular. Em outras palavras, a resistência aeróbica é muito influenciada pela magnitude da PAM e um esportista.
2. A obtenção da resistência aeróbica por atletas submetidos a uma preparação em altos padrões possibilita aos mesmos um aumento na duração de trabalho e no número de esforços, além de criar meios para uma elevação do ritmo de movimentos, sem deixar que apareça um débito de oxigênio indesejável. Além disso, atletas com boa resistência aeróbica apresentam-se com melhores condições de recuperação após esforços intensos.
Exemplos no Atletismo
1 – 1.500 metros 2 – 5.000 metros 3– 10.000 metros
RISISTÊNCIA ANAERÓBICA
É a qualidade física que permite a um atleta sustentar, o maior tempo possível, numa atividade física em condições anaeróbicas, isto é, numa situação de débito de oxigênio.
Um esforço anaeróbico pode ser explicado pelas solicitações fisiológicas de oxigênio de um atleta no esforço, em condições superiores a sua