Projeto
Graduação
Nome
O conceito de quebra-cabeça (puzzle) na concepção epistemológica de Thomas Kuhn
Caxis do Sul 2013 nome O conceito de quebra-cabeça (puzzle) na concepção epistemológica de Thomas Kuhn
Projeto de Pesquisa de artigo exigido como requisito para a aprovação na disciplina, ministrada pelo Prof., da Universidade de Caxias do Sul.
Caxias do Sul
2013
SUMÁRIO SUMÁRIO 3
1 OBJETIVOS 6
1.1 OBJETIVO GERAL: 6
1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 6
2 PROBLEMA DE PESQUISA 6
2.1 CONTEXTUALIZAÇÃO: 6
2.2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA: 6
2.3 HIPÓTESES: 7
3 REFERENCIAL TEÓRICO 7
4 MÉTODO 7
5 JUSTIFICATIVA 7
6 PLANO DE DESENVOLVIMENTO 7
7 CRONOGRAMA 8
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
A Teoria do Conhecimento, desde a publicação da obra Crítica da Razão Pura, de Immanuel Kant, se erigiu como disciplina de grande relevância, no âmbito dos saberes filosóficos. Mesmo sendo considerado o fato de que, desde a Antiguidade Clássica, o conhecimento tenha ocupado uma posição central na produção dos mais importantes filósofos, como bem atesta a obra de Platão e Aristóteles, foi somente a partir de Kant foi consolidada a concepção que estabelece a investigação autônoma do conhecimento.
Desde o século XIX, boa parte das discussões filosóficas acerca do conhecimento tiveram como objeto o conhecimento científico e a legitimidade das formas de conhecimento. No século XX, as inovações no campo da Física, representadas principalmente pela Teoria da Relatividade e pela Mecânica Quântica, trouxeram importantes questões para a discussão epistemológica, pela superação da Física Newtoniana.
Neste cenário, é identificado um conjunto de importantes e influentes pensadores, tais como Schlick, Carnap, Popper, Kuhn, Lakatos, Feyerabend e Toulmin, que se dedicaram a investigar os aspectos caracterizam o conhecimento científico, a sua construção, a sua validação e a sua institucionalização. Desde a posição indutivista dos