IDENTIFICAÇÃO DE NÚCLEO, NUCLÉOLO E CROMATINA
IDENTIFICAÇÃO DE NÚCLEO, NUCLÉOLO E CROMATINA.
SUMÁRIO
1 Sumário
1 INTRODUÇÃO
Os leucócitos são células sanguíneas especializadas em defender o corpo contra organismos estranhos. Eles são subdivididos em: Neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos, mastócitos, células B e células T.
Os valores de referência dos leucócitos são: 3.800 a 9.800 mil/mm3 de sangue.
Todas as células sangüíneas brancas são conhecidas oficialmente como leucócitos. Elas não são como as células normais do corpo. Na verdade, agem como organismos vivos independentes e unicelulares capazes de se moverem e capturarem coisas por conta própria. As células brancas se comportam, de certo modo, como amebas em seus movimentos e são capazes de absorver outras células e bactérias. Algumas delas não podem se dividir e reproduzir por conta própria, porém, são produzidas pela medula óssea.
2 OBJETIVO
Identificar núcleo e nucléolo;
Identificar e diferenciar heterocromatina de eucromatina;
Reconhecer cromatina X (cromatina sexual).
3 MATERIAIS E REAGENTES
Lâmina com esfregaço permanente de sangue, óleo de imersão, lâmina, lamínula, e microscópio ótico.
4 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
1. Levar a lâmina permanente de esfregaço sanguíneo ao M.O.
2. Focalizar em 4x, 10x e 40x.
3. Colocar óleo de imersão
4. Passar para 100x e esquematizar.
5.
5 RESULTADO E DISCUSSÃO
Utilizando o microscópio observamos apenas três tipos de leucócitos que apresenta seu núcleo poliforme,o Eosinófilo: em que apresenta a morfologia de aproximadamente 8µm, citoplasma abundante rico em grânulos eosinofílicos, núcleo bilobulado de cromatina densa, basófilo: É uma célula relativamente grande, com presença de grânulos citoplasmáticos que se coram de cor azul – púrpuro, tem diâmetro de 10 -15 µm e linfócitos: São células pequenas, 6 a 15 µm, regulares e arredondadas, núcleo ocupa