cromatina
A cromatina é dividida em dois tipos no núcleo interfásico. A maioria da cromatina se encontra difusa, sendo denominada eucromatina. E algumas porções da cromatina se encontram fortemente condensada sendo esta denominada heterocromatina, essa condensação impede a transcrição de DNA em RNA, portanto são partes inativadas dos cromossomos. A heterocromatina é dividida em heterocromatina constitutiva e facultativa.
A heterocromatina constitutiva é uma parte da cromatina encontrada permanentemente condensada, sua localização se da principalmente nas extremidades dos cromossomos, também é encontrada no centrossomo e no nucléolo. Muitas vezes se agregam no núcleo interfásico formando os cromocentros. Quando esta se encontra próximo ao centro organizador nucleolar ela forma a cromatina associada ao nucleolo. Ela é formada por uma ou mais sequências curtas de DNA altamente repetitivas, essas cadeias repetitivas são identificadas por centrifugação em gradiente de cloreto de césio, e receberam o nome de DNA satélite. Este tipo de heterocromatina chega a compor de 10% á 25% do DNA nuclear.
Já a heterocromatina facultativa é a parte que se encontra condensada em algumas células, mas não em todas de um mesmo organismo. Quando se encontra condensada ela também não se transcreve, mas em algumas células ela apresenta atividade de transcrição gênica se parecendo com uma eucromatina. Sua quantidade varia com o estágio e o tipo da célula. Nas células embrionárias essa cromatina é pouco encontrada, sendo mais abundante em células diferenciadas. Portanto pode-se dizer que à medida que a célula se diferencia, parte da cromatina vai se tornando inativa assumindo assim aspectos de