Apostila Membranas Plasmáticas
Retículo Endoplasmatico liso e rugoso
O retículo endoplasmatico é formado por um sistema de membranas que formam tubos ou cisternas. O retículo endoplasmatico rugoso (RER) ou granular e formado predominantemente por cisternas e apresenta ribossomos associados a membranas. O RER esta envolvido com a síntese de proteínas. O retículo endoplasmatico liso (REL) é formado por estruturas tubulares e não possuem ribossomos aderidos a membrana. No REL acontece a síntese de lipídios e hormônios esteróides.
Uma das características estruturais do RE é a continuidade com o envoltório nuclear. A luz do RE tem continuidade com o espaço perinuclear. As funções do RE são:
Síntese protéica
Síntese de lipídios
Sintese de hormônios esteróides
Modificação de lipídios e proteínas
Destoxificação
Armazenamento de cálcio.
Glicogenólise
Complexo de Golgi O complexo de golgi é uma organela membranosa que se posiciona entre o retículo endoplasmatico e a membrana celular. Ele é formado por compartimentos ordenados que constituem unidades chamadas de dictiossomo. Cada dictiossomo possui uma rede Cis, uma cisterna Cis, uma cisterna média, uma cisterna trans e uma rede trans. A rede Cis do golgi é uma região voltada para o RE e de fusão das vesículas transportadoras provenientes do RE. A rede trans é voltada para membrana celular e é uma região de saída de vesículas transportadoras que carregam substâncias para outros compartimentos celulares ou para o meio extracelular.
Lisossomo: