trabalho de aritmética
Nome: Gustavo de Sousa Pina
Data: 03/03/2011 Polo: Alterosa
Tutor Presencial: Crecio Almir da Silva
Tutor a Distância: Katia Maria Domingues
Lição 1: Senso Numérico
Atividade 1
1) Permiti reconhecer a mudança de uma pequena coleção quando dela é retirado ou acrescentado um objeto. a essa capacidade inata de reconhecer, comparar, somar e subtrair aproximadamente pequenas quantidades sem o uso de contagem.
2) Senso numérico é a forma de reconhecer a mudança de um grupo quando é retirado ou acrescentado objetos. O senso numérico não pode ser confundido com contagem que, provavelmente, é muito posterior, e que envolve um processo mental bastante intrincado. A contagem, é um atributo exclusivamente humano, apesar de algumas espécies irracionais parecem possuir um senso numérico semelhante ao nosso. Em crianças pequenas, de 2 ou 3 anos de idade, o senso numérico, às vezes, é menos desenvolvido do que o do corvo. Entretanto essa percepção limitada é o ponto de partida para o desenvolvimento da noção de número. Essa noção, que se desenvolve na mente da criança e que os animais não têm, está vários passos à frente do senso numérico. O desenvolvimento da noção de número depende das experiências que são vividas pela criança. Nem todas as crianças vivem as mesmas experiências e, às vezes, encontramos crianças de 5, 6 ou mesmo 7 anos que não têm uma noção adequada de número. Vários pesquisadores explicam seu estudos:
Um deles é Piaget onde ele diz que o conceito de número surge bem mais tarde, por volta de 4 a 5 anos de idade, pois ele depende de conceitos lógicos mais primitivos considerados como pré-requisitos. Ele põe também que os bebês são capazes de discriminar conjuntos de 2 ou 3 elementos, mas ele não considerava essa habilidade como uma prova de conhecimento do número.
Rachel Gelmam, para ela as habilidades numéricas básicas, da mesma forma de andar