metodologia cientifica
Nome: Ana Paula da Silva Valente
Código: 61393049
Polo: Lafaiete
Tutora: Gisele
Questões.
1)- O autor entende que senso comum do todo descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas. No senso comum não há análise profunda e sim uma espontaneidade de ações relativa aos limites do conhecimento do indivíduo que vão passando por gerações, o senso comum é o que as pessoas comuns usam no seu cotidiano, o que é natural e fácil de entender, o que elas pensam que sejam verdades, e que lhe traga resultados práticos herdados pelos costumes. Por exemplo: O executivo sabe que o lucro de determinada empresa está declinando e que isso tem a ver com a baixa no rendimento da mesma. O senso comum do todo permite enxergar o problema apenas em um contexto geral, não conseguindo ir mais detalhado.
2) – Para se obter uma reflexão filosófica é necessário seguir tres caminhos importantes; é preciso que se reflita com RIGOR, RADICAL E DE CONJUNTO. Ou seja, o executivo que possui a ARTE DE SENTIR O TODO, deve fazer uma reflexão profunda , que vai das raizes dos problemas até seus fundamentos (RADICAL), deve –se também fazer uma reflexão filosófica seguindo regras e metodos especificos, deixando de lado preceitos sobre determinado tema (RIGOROSA), e por ultimo deve-se também refletir em conjunto, analisando cada problema relacionado com seus aspectos, construindo uma visão do todo.
3) – Conceito de Mais Valia: diferença entre o valor da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a base do lucro no sistema capitalista.
A mais valia- absoluta é quando os capitalista usam de uma estratégia para aumentar seus lucros, AUMENTANDO A JORNADA DE TRABALHO, MANTENDO O SALÁRIO CONSTANTE.
A mais valia – relativa é quando os capitalistas usam de outra estratégia