Trabalho De Advergames
Com a popularização da internet, o mundo passa hoje por uma fase em que o tráfego de informações é extremamente rápido, as formas de interação entre indivíduos e o compartilhamento de dados e opiniões se dá de uma maneira como nunca aconteceu antes. Nesse ambiente, a comunicação se vê munida de diversos meios para exercer sua função, e um dos mais novos e emergentes meios são os advergames.
Os advergames, termos advertisement (publicidade) e games (jogos), foram criados para ser uma ferramenta diferente a fim de atingir as pessoas, que são submetidas cada vez mais a um numero maior de mensagens publicitárias, no momento em que estão se divertindo ou então relaxando. Logo uma grande oportunidade da marca é alcançar seu público-alvo, transmitir sua mensagem e unindo sua marca com diversão. O surgimento dos advergames, de acordo com a eMarketer.com, ocorreu por volta do início da década de 80, quando a Kool-Aid e a Pepsi desenvolveram os jogos para o Atari 2600 que apresentavam seus produtos e distribuíam os cartuchos de jogos em promoções. O American Home Foods também teve um jogo que promovia a Chef Boyardee distribuído em disquetes flexíveis. Desde então, muitas outras empresas desenvolveram jogos inspirados em seus produtos ou mesmo em seus personagens promocionais.
Em 1998, a NVision Design (atual Blockdot) precisava construir um reconhecimento de campanha, assim, eles criaram um jogo chamado "Good Willie Hunting," que satirizou as escapadas extraconjugais do presidente Clinton. O jogo fez um grande sucesso e chamou mais atenção para esse novo método promocional. Mas foi a partir dos anos 2000 que os games online e multiplayer (para múltiplos jogadores online) ascenderam a um maior grau de importância, e foi nesse período também que o mercado de advergames começou a entrar em ascensão. Dentro desse vasto cenário do entretenimento, a indústria dos advergames vem com tudo: é o mercado que mais cresce.
Em 2001, o termo “advergames” foi cunhado na