Reuso De Pneu Para Reducao De Assoreamento De Barragens V 2
Autor
Asciutti, César Augusto
– asciutti@usp.br CREA – 138.679D – Num.USP 3076904
Asciutti, Augusto Cezar S.
–
Asciutti, Marina S.
–
Palavra Chave : Reuso de Pneu, Contenção de assoreamento, Barragem com Pneu, Reciclagem de Pneu, Reciclagem, Pequenos açudes com pneus velhos, Tyres reuse.
Resumo : Caminhando pela margem da Represa de Guarapiranga observei um pneu abandonado qual já havia recebido muito sedimento dentro e no entorno do mesmo, nem me preocupei com a possibilidade de retirálo, pois percebera que sua integração com o solo era completa. Meditando sobre o fato percebi que o grau de rigidez era muito alto devido à forma do pneu e como o solo o havia envolvido. Pensei então que se funciona com um poderia funcionar com um conjunto, e se bem ordenado poderia receber um grande volume de terra ao seu redor. Essa terra poderia ser obtida do assoreamento da própria represa.
Agradecimento :
Agradeço aos meus filhos, Augusto e Marina pela cooperação na pesquisa e construção deste documento.
Início :
Quando eu era aluno de Arquitetura, sempre ouvi dos meus professores que “Uma boa idéia é composta por 5 % de inspiração e 95% de transpiração”. Este documento é parte dos 95% da transpiração. Quando eu caminhava pela margem da Represa de Guarapiranga em São Paulo, vi um pneu largado em sua margem, além da habitual indignação de ver lixo jogado ao leu, percebi tamanha rigidez na sua integração com o solo. Devido seu formato arredondado com grande cavidade interna e rígida estrutura circular, permitia reter quantidade suficiente de solo tornandoo muito integrado com o mesmo.
No mesmo momento que me indignei com a paisagem, surgiu a idéia de obter vantagem deste fato. Veio então a idéia de