Trabalho da mulher
Através deste trabalho queremos compartilhar o conhecimento adquirido por meio de pesquisas diversas com a finalidade de realizar um trabalho que venha acrescentar a todos nós uma nova visão do trabalho da mulher e suas conquistas ao longo dos anos.
O entendimento do Dia Internacional da Mulher bem como suas conquistas em relação a direitos específicos tais como: licença maternidade, direitos na adoção, auxílio maternidade, amamentação dentre outros.
Os resultados mostram o quanto ainda é necessário caminhar para condições igualitárias entre os sexos, e a importância da negociação coletiva na regulamentação das relações de trabalho.
1. INTRODUÇÃO
O movimento, ocorrido no dia em 8 de março de 1857, foi duramente reprimido. Não bastasse a violência, ocorreu um incêndio na fábrica que causou a morte de aproximadamente 100 operárias que trabalhavam na fábrica.
A causa das mortes foi uma ação policial a fim de reprimir à reinvidicação por redução da jornada de trabalho de 14 para 10 horas diárias e o direito à licença-maternidade. Mais tarde foi instituído o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, em homenagem a essas mulheres.
Décadas depois, 08 de março foi reconhecido oficialmente como o dia da mulher. E é em homenagem a elas que esta lista foi criada.
1.1 Alguns dados Históricos
1870: Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
1951: Aprovada pela Organização Internacional do Trabalho a igualdade de remuneração entre trabalho masculino e feminino para função igual.
1788: O político e filósofo iluminista francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
1974: Na Argentina Isabel Perón torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente.
1.2 Conquistas