Trabalho Constitucional
Univali
Mateus Ribeiro
Karin Seibert
?
Seguridade Social e Saúde
São José SC
29/11/2014
1. Conceitos Estruturantes
Seguridade Social baseiase em ações que partem tanto dos Poderes Públicos como da sociedade em busca da conquista e preservação de direitos concernentes à saúde, previdência e assistência social. Ademais, a Constituição expressa que a seguridade será financiada por toda a sociedade, direta e indiretamente, mediante recursos advindos dos orçamentos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios e de contribuições sociais provenientes presentes no art. 195, IIV:
∙
● Do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício.
b) a receita ou faturamento, conforme setores de atividade econômica definidos em leie segundo princípio da não cumulatividade;
c) o lucro; em todas essas hipóteses, as contribuiçõespodem ter base de cálculo diferenciada, em razão da atividade econômica ou da utilização intensiva de mãodeobra, do porte da empresa ou da condição estrutural do mercado de trabalho.
● Do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, não incidindo contribuição sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo regime geral, presente no art. 201 e conforme EC n°20/98.
● Sobre receitas de concursos de prognósticos;
● Dos importadores de bens ou serviços de exterior ou de quem a lei a ele equiparar, submetidos ao princípio da não cumulatividade.
2. Princípios Princípio da Solidariedade Social Embora não esteja expresso na Constituição, este princípio engloba toda a