Trabalho Conjuntura Defini O
Na definição de Tregenna (2009), um pouco mais ampla, a desindustrialização é a redução da participação da indústria tanto no emprego quanto no produto interno bruto.
ROWTHORN, Robert; WELLS, John. De-industrialization and foreign trade. Cambridge: Cambridge University Press. 1987. 422 p.
TREGENNA, Fiona. Characterizing deindustrialization: an analysis of changes in manufacturing employment and output internationally. Cambridge Journal of Economics, v. 33, n. 3, mai. 2009.
Desindustrialização precoce: futuro ou presente do Brasil? ARTIGO
O que se entende por desindustrialização precoce?
A desindustrialização precoce é a variante patológica da chamada “desindustrialização positiva”. Quando a industrialização completa com êxito o processo do desenvolvimento, elevando a renda per capita a um nível alto e autossustentável, o setor manufatureiro começa a declinar, em termos relativos, como proporção do produto e do emprego. Isso ocorre em um contexto de crescimento rápido e pleno emprego, no momento em que se atinge renda per capita elevada. O fenômeno é patológico quando aparece em economias em que a renda permanece reduzida e em contextos de baixo crescimento. Nesse caso, o processo de industrialização abortou antes de dar nascimento a uma economia próspera de serviços, capaz de absorver a mão de obra desempregada pela indústria. É a “construção interrompida” do título do livro de Celso Furtado.
Rubens Ricupero
Diplomata e ex-ministro do Meio Ambiente e da Fazenda, é diretor da Faculdade de Economia da Faap. Foi secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) entre 1995 e 2004.
http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=1604