Resenha
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ROSA VIEIRA DA SILVA ARAÚJO
RESENHA DO LIVRO: A CATEGORIA “QUESTÃO SOCIAL” EM DEBATE.
TERESINA (PI)
2012
RESENHA DO LIVRO: A CATEGORIA “QUESTÃO SOCIAL” EM DEBATE.
O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina Metodologia Científica, no curso de Serviço Social, com caráter avaliativo.
ORIENTADORA: Professora Jeiel Lucena.
TERESINA (PI)
2012
PASTORINI. Alejandra. A categoria “questão social” em debate. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Alejandra Pastorini nasceu em Montevidéu, onde se graduou como assistente social na Universidade de La Republica (Udelar), em 1991. Mestre e doutora em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSS- UFRJ). Autora de diversos artigos sobre política sociais e seguridade social, e tradutora para o castelhano de varias obras de autores brasileiros publicados pela Cortez Editora na Biblioteca Latina Americana de Serviço Social. Atualmente é professora adjunta da UFRJ, é integrante do núcleo de pesquisa e extensão poder local, no qual coordena os projetos de pesquisa “Reforma do Estado e Assistência Social no Brasil” e “Políticas Sociais na América Latina”.
A obra resenhada apresenta de forma clara e objetiva a questão social do século XX, sua ruptura com o capitalismo industrial e transformações diante da crise econômica capitalista mundial, que alteraram as ações sociais entre a classe capitalista e trabalhadora, nos anos 70. A autora faz um breve contexto histórico com o objetivo de contribuir para a análise critica, das transformações ocorridas na sociedade nas últimas décadas.
O livro é composto por quatro capítulos, que se referem sobre a trajetória da construção do conceito da nova “questão social”, seus agentes e suas interferências no meio social, em abordagens que se complementam.
No primeiro capítulo, a autora ressalta sobre as idéias de Rosanvallon(1995), e Castel (1998), ambos destacam a crise dos