Concorrencia Perfeita
Neste trabalho foram apresentados os conceitos de estrutura de mercado e comportamento da empresa. Na posse destes conceitos, caracteriza a teoria da concorrência perfeita, focalizando-se, de seguida, nos processos de determinação do equilíbrio de mercado, primeiro no curto prazo e depois no longo prazo.
Neste trabalho vamos estudar o caso extremo de um mercado perfeitamente competitivo ou de concorrência perfeita, no qual cada empresa tem um poder de mercado nulo, não conseguindo, por si só, influenciar em nada o preço de mercado definido pelo equilíbrio entre a oferta de mercado e a procura de mercado.
Mercado onde existem muitos compradores e muitos vendedores, de maneira que nenhum comprador ou vendedor exerça influência sobre o preço.
CONCORRÊNCIA PERFEITA
A eficiêcia do mercado
A situaҫão da concorrêcia perfeita defini-se quando existem muitos produtores e consumidor, todos pequenos, e assim, todos tomam o preҫo como um dado. A regra de lucro maxímo para o produtor nesta estruturas de mercado é preҫo=custo marginal.
A curva de custo marginal é a curva da oferta na concorrência perfeita. No curto prazo o produtor está disposto a suportar um prejuizo temporário, pelo que produzira desde que o o preҫo seja superior ao minimo do custo médio variavel (limar de encerramento), o que já não acontece no longo prazo, em que so heverá oferta se o preҫo de mercado fôr superior ao minimo do custo médio de longo prazo (limar de rentabilidade).
Um mercado onde há um elevado número de vendedores e compradores. A decisão de um indivíduo é insignificante não afetando o mercado e, conseqüentemente o preço de equilíbrio pouca influência sobre o mercado global.
A oferta e a demanda de um produto num mercado em concorrência perfeita, bem como o preço é determinado pelo mercado, cada empresa aceitará o preço como um dado fixo sobre o qual não pode influir.
A partir do preço de equilíbrio, cada empresa individual produzirá a quantidade que indica