Etica Fundamental
Estes pensadores foram um ícone do pensamento escolástico medieval. Sua filosofia e teologia são a base da ética católica contemporânea, e de muitos países influenciados pela mesma. Este trabalho analisa a ética Tomística e Agostiniana. utilizando como recurso metodológico, fontes de pesquisa bibliográficas e análise detida de alguns textos de Tomás de Aquino e Agostinho fundamentais para a compreensão de suas idéias. Verifica-se também o conceito tomista da natureza do homem, o qual é preponderante para a compreensão do que eles formularam a respeito do comportamento humano, do relacionamento homem e Deus, da origem e propósito das obras humanas e, principalmente, do significado dos seus resultados…
PARTE I
1. O PENSAMENTO ÉTICO DE SÃO TOMÁS DE AQUINO
A ética filosófica de São Tomás de Aquino também chamada por Tomismo é vista por muitos como o mais alto exemplo da aproximação da filosofia pagã com a teologia cristã no processo formativo do pensamento cristão. É bem sabido de todos que o modelo ético de Aquino não foi o de Platão, mas sim o de Aristóteles. O tomismo elevou o pensamento aristotélico ao "status" de molde e base da filosofia católica. Tomás de Aquino abraçou a filosofia de Aristóteles mas não somente isso, ele deu uma profunda continuidade à ela. Ele deu processo e seqüência às buscas e descobertas de Aristóteles. Entretanto, isso não significa que a ética cristã e a ética filosófica pagã em Aquino são iguais, mas que o tomismo cristianiza Aristóteles e faz uma revisão dos princípios éticos bíblicos sob a ótica aristotélica. Portanto, para se chegar a um posicionamento ético sobre determinado ponto, era válida tanto a razão, quanto a Revelação.
Em um sentido mais amplo, a ética tomística é teleológica, ou seja, em seu pragmatismo essencial enfatiza o desejo natural dos seres humanos pelo bem perfeito (que se encontra em Deus) como seu último fim, supremo objetivo, para o qual todos os bons atos morais realizados