trabalho compulsório
Era o recrutamento de homens livres, que através do trabalho compulsório, e mesmo contra a sua vontade eram obrigados a trabalhar para o Estado. Caso tentasse fugir, o trabalhador compulsório poderia sofrer severas punições, inclusive se tornando um escravo.Ficavam preso durante o período em que prestava serviço ao Estado e, poderia sofrer punições caso violasse as regras estipuladas.
2-Fale sobre o ósseo na Grécia .
Tratava-se de uma nítida separação entre o mundo do "labor", o mundo da "necessidade" e o mundo regido pela "razão", Assim, a única atividade digna dos homens livres era o "ócio". Poucos indivíduos dentro da sociedade grega tinham o "ócio" necessário para se tornarem cidadãos plenos e decidir democraticamente os assuntos das póleis gregas. A sociedade grega era, portanto, extremamente escravista.
3- O que você tem a dizer dos escravos urbanos e rurais em Roma .
Normalmente os escravos provinham das guerras de conquista e expansão' do Império Ro escravos que trabalhavam no campo e escravos urbanos, que trabalhavam em serviços domésticos e até mesmo ocupações como arquitetos, músicos e gramáticos. Há de se observar, que como a escravidão obtida por meio da guerra era algo válido e muito comum entre os romanos, não eram raros os escravos letrados e especializados dentro do Império Romano, que acabam sendo mais valorizados.
Na Roma antiga os escravos não podiam manter matrimônio legal, sendo que os filhos do relacionamento entre um escravo e uma escrava pertenciam ao senhor.
4-Como era a sociedade feudal da antiguidade. sociedade feudal originaram um modelo tripartido da sociedade em três ordens que seriam naturais, complementares e consideradas fruto da vontade divina, Nessa divisão o clero teria a incumbência de rezar (e salvar as almas, missão deveras importante); aos nobres ficaria reservada a arte da guerra e o dever de resguardar a cristandade; por fim, aos servos, ficaria