trabalho colonia
Colônia
Virtual
Universidade Federal Fluminense
Brasil I
Alunos: Clarissa Ramos, Luciano Gomes, Rafane Paixão,
Sirlane Araujo e Vinícius Medeiros.
15 de junho de 2009
Inquisição na América
Portuguesa
Página |2
A Inquisição na América Portuguesa
Iniciada no período medieval (século XIII), a Inquisição era constituída por tribunais que tinham o objetivo de julgar aqueles que representavam alguma ameaça à doutrina católica (hereges), segundo a Igreja Romana. A morte na fogueira e prisões perpétuas ou temporárias eram algumas das penas impostas aos condenados.
Não se chegou a estabelecer no Brasil nenhum tribunal da Inquisição, estando o país sob a jurisdição do tribunal de Portugal, localizados em Évora, Lisboa e Coimbra.
Por este motivo, todos os processos inerentes à colônia (relatados pelos Bispos, que nesse caso eram os inquisidores, e dispensavam bastante atenção aos cristãos novos, que, por sinal, preocupavam bastante a Coroa durante o século XV), eram levados para a Corte e a
Inquisição ocorria por meio de visitações, que visavam
principalmente os locais mais populosos da colônia.
A partir de 1536, no reinado de D João III, quando foi instaurada a Inquisição em Portugal, os cristãos-novos tornaram-se o principal foco da perseguição inquisitorial. Obrigados a converterem-se ao catolicismo por D. Manuel, eram suspeitos de ―judaizar‖ escondidos. O tribunal então vigiava-os e punia-os para garantir o cumprimento da ortodoxia e a imposição da fé cristã aos chamados conversos judaizantes.
Em 1774, quando o Santo Ofício transformou-se oficialmente em tribunal régio e perdeu sua autonomia em relação a Coroa, a Inquisição no Brasil foi extinta.
Página |3
1. Fontes digitais
1.1 Documentos impressos
Processo do Santo Ofício. Acessado em 07/06/09.
Processo contra João da Silva acusado de desrespeito aos Sacramentos, ocorrido na
Bahía.