Dança Ritmica
EDUCAÇÃO FÍSICA – 2º SEMESTRE A
METODOLOGIA DO ENSINO DA ATIVIDADE RÍTMICA E DANÇA
PROF.º ALEX FRISSELLI
VAGNER GONÇALVES DA SILVA
Rondonópolis
2014/2
Como deve ser o trabalho do professor com o conteúdo dança nas aulas de Educação Física?
Dança é uma expressão representativa de diversos aspectos da vida do homem, portanto conhecer melhor o seu aluno, saber suas preferências sobre o que gosta de brincar, de cantar, de ouvir, discutir suas experiências, fazer fluir na imaginação e verificar a influência dela na realidade e nas atitudes da criança. Isto quer dizer que a prática da dança na Educação Física tem que estar voltada não só para a recreação, ou simplesmente para o treino de habilidades motoras, mas para o equilíbrio psíquico, para a expressão criativa e espontânea.
Dançar é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano.
Enquanto mexem o tronco, as pernas, e os braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização.
POLATO citando Isabel Marques do Instituto Caleidos, de São Paulo que avalia ‘’A dança ainda é entendida de forma equivocada por muitas escolas, que costumam apresentá-la somente em datas comemorativas e na forma de reproduções de coreografias prontas’’.
As aulas de dança envolvem o aluno e o ambiente, fazendo com que busquem novas possibilidades de movimentos contextualizado com sua realidade, trocando informações com os colegas, solucionando problemas propostas, fazendo relações, e, consequentemente, gerando conhecimento.
O professor tem que proporcionar para o aluno atividades fundamentadas nos princípios da dança criativa que podem estimular, motivar, comunicar e fazer uma interação entre as crianças, facilitando o relacionamento interpessoal e a exploração ambiental.
O professor tem que trabalhar como mediador, ele dá