Trabalho de história - primeira descoberta de ouro na colônia portuguesa
MasterOfPuppets
2009
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, nós falaremos sobre a primeira descoberta de ouro na colônia portuguesa, sobre o iluminismo que ofereceu novas idéias para a sociedade, e a revolução industrial que significou um novo método de produção, e sobre a revolução da América do norte que foi um ato ousado que abriu portas para outras colônias se rebelarem.
O OURO DAS GERAIS
No ano de 1964 foi achado a primeira amostra de ouro no território colonial, essa descoberta aconteceu nas Gerais ( atual Minas Gerais) por sertanistas paulistas . Com essa grande descoberta a notícia logo se espalhou, e rapidamente chegou ao território Europeu . Com essa ótima notícia espalhada por quase todos os lugares, milhares de pessoas vieram em direção as minas, porque quem encontrasse esse metal precioso logo ficava rico. Levando a população da colônia a crescer muito. E cresceu rapidamente o desenvolvimento da colônia, que passou por diversas mudanças importantes.
UMA SOCIEDADE URBANA
Com o desenvolvimento da prática da mineração, ocorreu grandes transformações na parte socioeconômica e cultural da colônia .
O comércio cresceu se transformou e a circulação das mercadorias aumentou, outras capitanias eram formadas rede de abastecimento só para fornecer as regiões mineradoras.
Surgiram novas cidades e o intercâmbio cultural era intenso.
PAULISTAS E EMBOABAS
A notícia da existência do ouro cada vez mais se espalhava, e sem órgãos de estado que impusessem ordem era inevitável parar as disputas por lotes de terras, e a mais grave dessas disputas foi a Guerra dos Emboabas que foi de 1708 a 1709.
Desde o início da descoberta os paulistas sempre foram maioria nas minas, e por isso achavam que tinham mais direito sobre o território, daí encaravam qualquer tipo de exploradores vindos de outra região como intrusos, e chamaram eles de emboabas por usar botas altas e de cano longo. Em 1708 os emboabas fizeram seu primeiro ataque e conseguiram