Trabalho Cognição
A percepção é o conjunto de processos aos quais se reconhece, organiza e se entende as sensações recebidas dos estímulos ambientais (Epstein e Rogers,1995; Goodale, 2000a, 2000b; Kosslyn e Osherson, 1995; Pomerantz 2003).A percepção é um processo cognitivo, uma maneira de conhecer o mundo. Todos os processos cognitivos estão interconectados, a percepção é o ponto em que cognição e realidade se encontram. É necessário enviar informações para a mente antes que possamos fazer alguma coisa com elas. A percepção é um processo complexo que depende tanto do meio ambiente como da pessoa que o percebe, e a essência desse processo é a experiência sensorial, a vivência da realidade por meio do mundo dos Sentidos.
A psicologia cognitiva estuda a cognição, os processos mentais que estão por detrás do comportamento. É uma das disciplinas daciência cognitiva. Esta área de investigação cobre diversos domínios, examinando questões sobre a memória, atenção, percepção, representação de conhecimento, raciocínio, criatividade e resolução de problemas. Pode-se definir cognição como a capacidade para armazenar, transformar e aplicar o conhecimento, sendo um amplo leque de processos mentais1 .
Ao longo da história, filósofos, matemáticos, biólogos e outros pesquisadores se interessaram pelas capacidades mentais que os seres humanos possuem, constituindo várias teorias a respeito de porquê elas existem e como elas funcionam. Platão e Aristóteles, por exemplo, já teorizavam sobre o pensamento e a memória, partindo de sua base empírica2 . Assim, o problema do conhecimento humano sempre esteve intimamente relacionado com os temas estudados pela psicologia cognitiva.
A psicologia cognitiva é um