As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura”,
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
WILDER MACHADO DA CRUZ
RESENHA
EUNÁPOLIS
2014
WILDER MACHADO DA CRUZ
RESENHA
Trabalho de aproveitamento da disciplina Metodologia da Pesquisa do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, do Instituto Federal da Bahia, sob orientação do Prof. Me. José Roberto Silva de Oliveira.
EUNÁPOLIS
2014
SUMÁRIO
TOC I OBRA8II AUTORIA8III COMENTÁRIOS8IV CRÍTICA9V REFERÊNCIAS10ANEXO – FICHAMENTO11
I OBRA
LEME, Maria Isabel da Silva. As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura. In. Psicologia USP, São Paulo, 2011, 22(4), 703-723.
II AUTORIA
Maria Isabel da Silva Leme, Docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Endereço para correspondência: Avenida Professor Mello Moraes, 1721, Cidade universitária, São Paulo, SP, Brasil. CEP: 05518-001. Endereço eletrônico: belleme@usp.br.
III COMENTÁRIOS
Em seu artigo, “As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura”, Maria Isabel da Silva Leme lança mão de diversos autores a fim de discutir a relação entre cognição, afeto e cultura no processo de aprendizagem humano.
A autora começa apontando como problema as polêmicas existentes nos estudos relacionados à relação entre cognição e afeto, bem como a dificuldade de mensurar a capacidade humana. Segue apontando como interesse do trabalho a discussão das características que distinguem os humanos nos demais animais, naquilo que tange aos processos mentais exclusivos do homem, constituindo uma relação de descontinuidade entre as espécies. Para tanto, aponta como algo importante a análise da continuidade entre as espécies e o papel da cultura