Trabalho Ciencias Politicas
Em seu texto “Análise de Políticas Públicas: Conceitos Básicos” Maria das Graças Rua assegura que as sociedades modernas têm como principal característica, a diferenciação social, e que os seus membros têm idéias, valores, interesses e anseios distintos e exercem diversos papéis no decorrer da sua existência, transformando a vida social em algo complexo e conflituoso, onde a opinião e os valores devem ser mantidos dentro de certos limites razoáveis e administráveis. Para que o limite seja estabelecido, é necessário que seja usado a coerção e a política. O problema com uso único da coerção é que quanto mais se usa, menor se torna seu impacto e mais caro o seu custo, restando como solução viável o uso da política. Mas em contrapartida, esta também envolve a coerção.
Em primeiro lugar Rua averigua o que seria política, e responde com as expressões de Schmitter Política é a resolução pacífica de conflitos. Entretanto, este conceito é demasiado amplo, restringe pouco. E possível delimitar um pouco mais e estabelecer que a política incida no conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relações de poder e que se destinam à resolução pacífica dos conflitos quanto a bens públicos.
Em segundo lugar Rua alega que as políticas públicas são as saídas que resultam da atividade política. Elas abarcam o conjunto das decisões e ações relacionadas à alocação necessária de valores sociais. Toda política pública compreende diversas decisões e ações estratégicas, enquanto a decisão política abarca uma escolha entre várias opções, expressando certo ajustamento entre os fins pretendidos e os meios disponíveis. Assim, embora uma política pública implique decisão política, nem toda decisão política chega a constituir uma política pública..
Em terceiro lugar o suporte ou apoio a políticas são a obediência e o cumprimento de leis e normas, os atos de participação política, o respeito do domínio dos governantes e aos