TG Lud Ia
ALUNO(S):
LUDEIA VIEIRA DOS SANTOS 1518656
TRABALHO EM GRUPO – TG
POLO DE BOM DESPACHO
2015
Segundo o notório estudioso Antônio Cândido, a literatura deveria constar nos direitos humanos, pois é um bem incompressível e, como tal, se constitui em uma necessidade universal. Com base nessa proposta, em que a leitura de um texto literário contribui para o desenvolvimento humano?
Comentário:
A concepção de Leitura é uma atividade de produção de sentido onde a leitura é vista de diferentes modos, decorrente da concepção do sujeito, de língua de texto e de sentido. Pensar em literatura nos remete à leitura, de um modo geral, e sabe-se que a leitura é fundamental para melhorar o conhecimento de mundo, sendo também um fator importante para que a pessoa exerça a cidadania promovendo uma sociedade democrática. È através da leitura, que o ser humano qualifica-se para suas relações interpessoais, e com diversas áreas da sociedade como: trabalho, cultura, entre outras. Seguindo esse raciocínio, a literatura não só supre a necessidade do leitor por ficção e fantasia, como também se constitui em uma das bases para o discernimento individual, que contribui para a compreensão do coletivo. Para que o homem abra 'portas' para sua percepção é preciso saber refletir. Desse modo, a leitura chega ao nosso espaço para acrescentar um poderoso e essencial instrumento libertário para sobrevivência humana e, assim, ampliar nossa visão e nosso horizonte nas expectativas de vida.
O habito de ler deve ser estruturado, desde a infância, a fim de que, o individuo aprenda cedo que ler é algo importante e prazeroso, e tornara um adulto culto, dinâmico e perspicaz.
É, obvio que não encontramos a 'formula' exata para desenvolver e criar o interesse pela leitura, mas o que podemos e devemos fazer como incentivador educacional é apresentar a leitura como uma construção de novos conhecimentos, que